segunda-feira, 20 de julho de 2009

a Bast está solta

Seguinte:
Se alguém por acaso estiver pensando em nome de bebê, não deixe de levar em consideração: Nilo, Bast, Mihos, Ptah, Bubastis, Bastet, Sistro, Rá, Ba-en-Aset, Nefertum, Ubasti, Ailuros e também, porque não, Sekhmet, a BREACA FURIOSA.
Se alguém estiver grávida, já sabe pra quem serão as velas.
remains the hint

"Na mitologia Egípcia Bast, Bastet, Ubasti, Ba-en-Aset ou Ailuros (palavra grega para "gato") é uma divindade solar e deusa da fertilidade, além de protetora das mulheres grávidas. Também tinha poder sobre os eclipses solares.

Era representada como uma mulher com cabeça de gato, que tinha na mão o sistro, instrumento musical sagrado. Por vezes, tinha na orelha um grande brinco, bem como um colar e um cesto onde colocava as crias. Podia também ser representada como um simples gato.

Por vezes se confunde com Sekhmet, adquirindo neste caso o aspecto feroz de leoa. Certa vez, Rá ordenou a Sekhmet que castigasse a humanidade por causa de sua desobediência.

Sekhmet executou a tarefa com tamanha fúria que o deus Rá precisou embebedá-la com cerveja para que ela não acabasse exterminando toda a raça humana. O que acabou originando a deusa Bastet.

Era a esposa de Ptah, com quem foi mãe de Nefertum e Mihos. A esta deusa é tradicionalmente consagrado o dia 15 de abril.

O seu centro de culto estava na cidade de Bubastis, na região oriental do Delta do Nilo. Nos seus templos foram criados gatos que eram considerados como encarnação da deusa e que eram por essa razão tratados da melhor maneira possível. Quando estes animais morriam eram mumificados, sendo enterrados em locais reservados para eles".


http://pt.wikipedia.org/wiki/Bastet

Nenhum comentário: